top of page

CIDADE HISTÓRICA
Diagnóstico e Revitalização em Campos dos Goytacazes

 

Os Centros Históricos das cidades ao redor do mundo representam importante valor histórico e cultural para a comunidade local, além de estarem entre os mais promissores destinos para o desenvolvimento econômico por meio de turismo. 

Essa pesquisa teve por objetivo analisar o Centro Histórico da cidade de Campos dos Goytacazes, RJ, sob diversos aspectos, com enfoque na concepção de atividades turísticas, que possuem potencial para atuar, simultaneamente, na preservação patrimonial e na ascensão financeira do município. 

Aplicamos o método da análise SWOT para discernir as informações obtidas a partir de observação em campo, pesquisas em meios diversos e entrevistas. O resultado alcançado consiste na sintetização de dados que constituem uma concisa fonte de pesquisa para futuros trabalhos relacionados ao desenvolvimento turístico da região.

O material produzido traz uma abordagem crítica quanto ao estado de conservação das construções históricas, bem como os déficits observados na infraestrutura urbana da área em questão, e aponta ações que podem ser entendidas como benéficas ou prejudiciais. 

Em nossas reflexões, compreendemos que ainda há muito para explorar dentro do tema e que é imprescindível a realização de um planejamento que possibilite a implementação do turismo histórico cultural no município de modo a trazer resultados satisfatórios tanto para a preservação histórica, quanto para a economia.

Autores: Mariana Gomes de Souza, Maryana Ávila Oliveira, Layra Ribeiro Azeredo, Brenda Gomes da Silva Nunes e Darah da Silva Soares
Orientador(a): Mª Catharina Reis Queiroz Prata

bottom of page