top of page
Buscar

Galeria FEMAC como vitrine da Cultura Campista

Com o evento de inauguração nos dias 20 e 21 de dezembro, a Galeria FEMAC entregou e ainda está entregando tudo o que prometeu e muito mais. Localizada na Rua Marechal Rondon, nº 16, em Campos dos Goytacazes, é uma vitrine não apenas para o mobiliário incrível da FEMAC, mas das peças produzidas por campistas, traduzindo a cultura goitacá em uma diversidade de peças, desde decoração, literatura, vestuário e muito mais.

A inovação do empresário Edvar Júnior está justamente no ato de mostrar para os campistas e turistas que a nossa terra possui uma produção artística ampla e artesanal, com valor não só monetário, mas cultural.

Ontem (20), durante a inauguração, além das conversas com o Edvar sobre como é importante e necessário termos vitrines como essa no cenário campista, também conversamos com um dos artistas com peças expostas no local, o Yuki Satou, @satoumacrame, mestre no macramê. Ressaltando a importância da identificação e da valorização dessa produção artística, ele encanta com seus quadros e diversas outras peças, que ligam e criam unidade no showroom da galeria.

Outra artista responsável por traduzir a terra goitacá na arte é a Arlene José, @arleneartes, com pinturas e bordados em diversas peças, representando patrimônios campistas como o Solar da Baronesa, a Igreja Nossa Senhora da Lapa, além de muitos outros pontos marcantes da nossa cultura.

Peças que demonstram o linguajar campista também são um diferencial: canecas, pratos, garrafas e camisas com inscrições como Cabrunco, Lamparão e Tisgo tiram boas risadas de quem está ali admirando, além do acervo de livros de nomes campistas de produção do Arquivo Público Municipal Waldir Pinto de Carvalho. Muitos outros artistas não citados aqui também estão em exposição com a mais pura demonstração do que Campos tem a oferecer ao mundo. É a produção cultural campista ganhando voz e vitrine!

A Galeria FEMAC está aberta, nesses dois dias (21, 22/12), a partir das 16 horas e vai até às 21 horas, contando com a presença de todos.




7 visualizações0 comentário
bottom of page